tristeza e solidão

Disseram-me que o problema número um de hoje que as pessoas enfrentam é tristeza e solidão. As pessoas encontram grandes perdas em suas vidas, e infelizmente, muitas nunca passam por cima delas.

Quando a tragédia acontece e a dor parece insuportável, Satanás vê uma oportunidade de tentar trazer uma família ou um indivíduo em cativeiro permanente.

A morte de um ente querido, divórcio ou a separação de uma estreita relação pode causar tristeza, e a maioria das pessoas passam por um processo do luto.

A chave para a vitória é entender a diferença entre um processo de luto normal e equilibrado e um espírito de tristeza que vai tentar juntar-se à pessoa que está sofrendo.

Uma ajuda a pessoa em luto fica melhor com o passar do tempo, o outro faz com que ele piore e afunde cada vez mais fundo no poço do desespero.

Creio que uma das razões pelas quais as pessoas, especialmente os cristãos, entram em depressão durante estes tempos difíceis é uma falta de compreensão sobre o processo de luto.

Este processo é uma sucessão de eventos que podem ocorrer na vida de uma pessoa quando algo ou alguém que significa muito para eles de repente não está mais lá.

Obviamente nem todos experimentam a mesma coisa e com a mesma intensidade, mas temos emoções que podem ser feridas e machucadas e devem ser curadas. A cura é um processo que Deus encaminha seus filhos através de passo-a-passo, a menos que Ele realize um milagre.

Na auto estrada da vida

Choque e negação são duas das primeiras coisas que uma pessoa pode encontrar quando ocorre uma tragédia. Na verdade, Deus a usa para nos proteger de devastação. Para ilustrar, considere os amortecedores de um automóvel.

Eles são projetados para amortecer o veículo de solavancos inesperados na estrada. Sem eles, o carro iria desmoronar dos golpes violentos encontrados durante as suas viagens. As pessoas são muitas vezes da mesma maneira.

Estamos viajando na estrada da vida, e na maioria das vezes não estamos esperando colisões ou buracos. Assim, quando de repente eles aparecem, nós não estamos prontos para eles.

O Espírito Santo dado por Deus é o “amortecedor”, para amortecer o golpe até que possamos reajustar e adaptar o nosso pensamento para acomodar a mudança repentina no passeio.

Choque e negação são normais, se eles são temporários. No entanto, eles se tornam um grande problema caso as pessoas se recusem permanentemente a encarar a realidade e aprender a lidar com elas. 

A próxima coisa que as pessoas muitas vezes sentem é a raiva em-si. Elas começam a pensar em coisas que gostariam de ter feito. Caso elas pudessem mudaria coisas feitas ou mesmo a teriam impedido por completo.

Não há ninguém vivo que não iria dizer: “Eu gostaria de não ter feito isso!” ou “Eu gostaria de ter feito isso.” Satanás procura colocar a culpa, com a intenção de nos lançar em uma vida de culpa, condenação e auto-ódio.

Paulo afirmou em Filipenses 3. 13, “uma coisa que eu faço esquecendo o que fica para trás e avançando para o que está adiante”. Satanás se esforça para nos manter fora do novo lugar que Deus preparou.

Ele quer prender-nos no passado e levar-nos a viver na miséria permanente, que é que o auto-ódio e auto-culpa vai fazer.

Não tome decisões em momentos de dor

As pessoas também podem experimentar a raiva na pessoa que os deixou, mesmo se elas morreram. Minha tia me disse que depois que meu tio morreu, ela batia no travesseiro à noite e gritava: “Por que você me deixou?”

Obviamente, seu intelecto sabia que não tinha intenção proposital de deixá-la, mas suas emoções estavam falando. As emoções têm uma voz, quando elas estão feridas, elas podem reagir como um animal ferido. Animais feridos podem ser muito perigosos.

As pessoas precisam saber sobre o processo de luto e algumas das coisas que podem ocorrer, tais como não ser levado por sentimentos dolorosos.

Quando ocorre uma grande perda, este não é o momento para uma pessoa tomar decisões sérias ou lidar com outras questões que podem produzir ansiedade ou ser emocionalmente perturbadoras.

Ser bravo com Deus é bastante comum. As pessoas frequentemente perguntam: “Se Deus é bom, todo-poderoso e cheio de amor por nós, por que Ele deixou que isto acontecesse?” Esta é uma situação onde Satanás procura construir um muro entre Deus e a pessoa que está sofrendo.

Ele aproveita a oportunidade para dizer: “Deus não é bom, Ele não pode ser confiável.” No entanto, sabemos que de acordo com a Palavra de Deus, a verdade não está em Satanás, ele é mentiroso e pai da mentira.

Confie, toda a boa dádiva vem de Deus

Tiago 1. 12-13 diz: Bem-aventurado é o homem que é paciente sob julgamento e está sob a tentação, pois quando ele tem resistido ao teste e foi aprovado, receberá a coroa de vida que Deus prometeu aos que o amam.

Que ninguém diga quando é tentado, sou tentado por Deus, porque Deus é incapaz de ser tentado pelo o mal e ele mesmo a ninguém tenta.

Versículo 17 continua a dizer, “Toda boa dádiva e todo dom perfeito é a partir de cima, que desce do Pai de todos luz, em quem não pode existir variação ou sombra de luz transformando.” 

Em outras palavras, Deus é bom, Ele não pode ser outra coisa. Além disso, Ele não muda. Ele é bom, e é assim que Ele é. Mas o que dizer sobre a questão original?

Uma vez que Deus é bom e todo-poderoso, por que Ele não para esta coisa antes que ela traga toda a dor e sofrimento? Para ser muito honesto, estas são perguntas que não têm respostas completamente suficientes.

A primeira aos Carta aos Coríntios 13. 12 diz: “Agora, conheço em parte (imperfeitamente)” Confiar sempre nos obriga a aceitar perguntas sem resposta!

Queremos respostas para tudo, mas devemos chegar ao lugar onde estamos satisfeitos de saber e colocar nossa confiança nEle. Estar com raiva de Deus é tolice, porque Ele é o único que pode trazer a ajuda necessária e conforto para o luto ou pessoa enlutada.

As pessoas que experimentam a tragédia muitas vezes passam por estágios de expressões emocionais de choro e histeria. Estes podem ir e vir quando menos se espera. Mesmo as pessoas que são normalmente bastante controladas emocionalmente pode experimentar uma grande dose de emoção durante os períodos de perda.

Conte com a ajuda do Espirito Santo

Em geral, as pessoas têm medo de emoções, e uma exposição descontrolada destas emoções é ainda mais temível. Encorajo-vos a não temer porque ela vai passar. Boa compreensão e muita ajuda do Espírito Santo vai lhe trazer a vitória por esse tipo de situação.

Confusão, desorientação e medo também são comuns. Depressão e ondas de sentimentos avassaladores são experimentadas por muitos, bem como sintomas físicos causados pelo estresse emocional. Eu acredito que a palavra-chave nestas situações é equilíbrio.

A Bíblia fala de como o rei Davi estava se sentindo deprimido, mas ele resistiu. Ele não afundou ou entrou no poço do desespero. Ele descreveu o que sentia, mas ele tomou a decisão de não viver de acordo com seus sentimentos (Sl 42. 5-11).

Eu acredito que é preciso mais fé para passar por algo vitorioso do que ser entregue a partir dela. Há alguns que experimentam libertação completa da dor após uma perda enorme, mas isso não acontece com todo mundo. 

Há outros, e eu poderia até dizer que a maioria de nós, que passamos por momentos muito difíceis emocionalmente quando ocorre perda trágica. Aqueles que estão caminhando na fé saem dela, e eles vêm com isso melhor do que quando foi atingido.

Temas Relacionado:

Para encerrar, deixe-me dizer: “não perca a esperança!” Se você está sofrendo agora devido a uma perda em sua vida, eu quero dizer-lhe que um novo começo está na frente de você.

Você pode passar por algumas coisas que você nunca vai entender, mas confia em Deus para trabalhá-los para o seu bem. O que Satanás pretende para o seu mal, Deus pode virar para o seu bem!

Este artigo é extraído do áudio de Joyce Meyer, Superando a tristeza e solidão.

0 0 votes
Article Rating

46 Shares
Categories: Reflexoes Cristas

Juraci Rocha

Juraci Rocha é o editor do site Filhos de Ezequiel. Os escritos de Juraci Rocha são informativos, envolventes, divertidos e desafiadores. É instrutivo ler seus estudos e conhecer seus pontos de vista práticos e profundos sobre o tecido da fé cristã.

1 Comentário
Mais novo
Mais antigo Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Optimized by Optimole
Índice
46 Shares
Copy link