Reflexoes Cristas

Compreendendo o amor ágape

amor ágape

Sabemos que Deus é amor, mas o que é o amor ágape que é descrito na Bíblia? Existem vários tipos de manifestações amorosas citadas na Bíblia. O que são e como ele se compara com o amor ágape? O primeiro amor é chamado de amor phileo, que é o amor em homenagem a cidade de Filadélfia.

Amor Phileo, relações de amizade

Este tipo de afeição é que os amigos têm um pelo outro. Este tipo de afeto também pode existir entre irmãos e irmãs, tias e tios e outros membros da família, mas é mais frequentemente associado com uma profunda e duradoura amizade.

Uma afinidade que é compartilhada entre os melhores amigos, muito parecida com a do rei Davi e Jônatas, filho do rei Saul. Ele é, ou pelo menos deveria ser, o tipo de afabilidade que existe entre os membros da igreja.

É uma benquerança que não é apaixonado como aquele entre um marido e uma esposa.

Depois da ressurreição de Jesus, Ele veio para os discípulos e perguntou a Pedro: Pedro, você me ama? A palavra que Jesus usou sobre se Pedro o amava era “αγάπη”, mas Pedro deve ter sido pego de surpresa e disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”.

amor ágape
Pedro, você me ama? Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo

João 21. 15 A palavra que Pedro utilizou foi o grego “phileo “que é o amor fraternal. Pedro não entendeu. Jesus estava usando o mais forte de todos os tipos de amor, ágape.

Amor Eros, relacionado ao erotismo

O próximo tipo de amor é o que é chamado de “eros” gregos, que é uma atração relativa ao sexo. Provavelmente, você pode ver que é a raiz da palavra erótico.

Surpreendentemente esta palavra não é usada no Novo Testamento. Mas este tipo de sentimento é aquele que ocorre entre um homem e uma mulher e não há nada pecaminoso sobre o “eros” amor, desde que esteja dentro dos limites do casamento.

Amor Stergein, campo das relações familiares

A maioria das pessoas provavelmente nunca ouviu falar deste tipo de amor, mas elas apresentam-no, mesmo sem saber sobre o assunto.

Esse tipo de sentimento é o que uma irmã e um irmão para o outro e do tipo que eles têm para os seus irmãos e como phileo, não é um amor apaixonado, mas que tem fortes sentimentos entre os membros da família.

Ele pode incluir o amor de um pai, um irmão ou uma irmã, uma tia ou tio, um avô ou primos. Este amor é aquele que a maioria das pessoas tem no mundo das relações familiares.

Amor Ágape, associado ao amor de Deus

Deus é a essência que concentra todas as formas de amor.Clique para Twittar

Esta é a palavra grega para amor no seu melhor. O amor devocional não é como um amor fraternal ou um amor entre um marido e uma esposa. É o mais abnegado sentimento que existe. Este tipo de ternura é a maior manifestação de querer que Deus tem por seus próprios filhos.

Este bem-querer é o que foi exibido na cruz por Jesus Cristo. Em João 3:16 está escrito que “Deus amou (αγάπη) o mundo que deu o seu Filho unigênito que quem nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Se um marido e pai tiver que fazer uma escolha, entre sua família e seus filhos vivos ou morrer para eles viverem e ele escolheu morrer por eles, isto é semelhante ao que é o amor “αγάπη” é. O amor de Deus é ainda maior do que isso.

O amor ágape é aquele que está sempre associado com a devoção á Deus e raramente ele ocorre quando se trata de uma pessoa em relação a outra.

A palavra grega αγάπη  foi raramente utilizada nas sociedades de língua grega, mas no Novo Testamento, ocorre 320 vezes.

Amor Ágape nas Escrituras

Aqui estão algumas passagens que usam a palavra αγάπη. Você já leu sobre o amor ágape em João 3:16. Esse é o tipo de veneração que é sempre a mais alta, o sentimento mais supremo.

É um sentimento de entrega que se está disposto a morrer para o outro, mesmo que essa pessoa é indigna, pecadora e é inimiga de quem morreu por eles. Veja os exemplos:

  • Aquele que não ama (αγάπη) não conhece a Deus, porque Deus é amor (αγάπη). I João 4:8
  • Por isso o Pai ama (αγάπη) de mim, porque eu dou a minha vida para que eu possa levá-la de novo. João 10:17
  • Pedro se virou e viu o discípulo a quem Jesus amava (αγάπη), seguindo-o, o que também se apoiou contra ele durante o jantar e disse: Senhor, quem é que vai te trair? João 21:20

Ágape não tem expressão humana

I Coríntios 13 é sem sombra de dúvida, o mais belo hino de amor de toda a Bíblia. Sua linguagem e profundidade não tem nenhum texto correlato nem nas Escrituras Cristãs, nem nas Judaicas. Veja o vídeo abaixo:

Ágape é o tipo de manifestação que não é de origem humana. Por exemplo, este amor pode ser encontrado em Romanos 5:10 “Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, agora que somos reconciliados, seremos salvos pela sua vida.”

Para morrer por um inimigo não é o que os humanos fazem. Isso é um tipo de estima de Deus. Jesus morreu por nós quando ainda éramos seus inimigos e quando ainda éramos pecadores. Ele nos amou primeiro. Ele tomou a iniciativa. Nós não.

O amor ágape é o tipo de carinho que Deus teve por nós, sendo nós ainda mortos em nossos pecados. É a devoção a Deus. Este amor é um carinho que Jesus demonstrou em que estabelece a sua vida voluntariamente para nós.

É o tipo de apego que o Pai e Jesus têm um pelo outro; um amor que é derramado por nós como o sangue de Jesus foi derramado pelos pecadores.

Se você ainda não se arrependeu e confiou em Cristo, então você vai ter que pagar por seus próprios pecados. Como o preço é alto, você não pode nunca pagar o suficiente, você será separado de Deus por toda a eternidade.

Temas Relacionado:

Por que não reconciliar com Deus hoje e dobrar o joelho, arrepender-se dos seus pecados, confessá-los a Deus, e então confiar em Jesus Cristo que amou (agapeo) o suficiente para morrer por você. Deus é a essência que concentra todas as formas de amor.

Jack Wellman
Jack Wellman é Pastor da igreja Mulvane Brethren em Mulvane Kansas

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Leia mais:
salva-nos-senhor
O significado de hosana é Salva-nos senhor

Fechar