A promessa feita a Abraão é grosseiramente ignorada pela maioria da cristandade.

O compromisso é a base da mensagem do evangelho e qualquer compreensão do propósito de Deus com a terra, a humanidade e Jesus Cristo, deve operar sobre o eixo da promessa feita ao patriarca bíblico. 

O pacto feito a Abraão, também foi feito por Deus para os “pais” de Israel, Abraão, Isaac e Jacó. Ela constitui a segunda das três grandes promessas que Deus fez.

A Bíblia ensina que Abraão viveu e cresceu em uma terra ímpia chamado de “Ur dos Caldeus” perto da antiga cidade de Babel ou Babilônia. Gn 11. 27-32, Js 24. 2

Deus apareceu-lhe um fez uma promessa com ele envolvendo deixar o país e ir para uma terra que lhe seria mostrada. Abraão fez isso e está registrado na escritura como um grande ato de fé.

“Então o Senhor disse a Abrão: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.

Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo.” (Gn 12. 1; Hb 11. 8). 

A importância da promessa feita a Abraão é maciçamente relevante para todos os crentes na Bíblia.

Paulo descreve a promessa feita a Abraão

A promessa feita a Abraão
Cena clássica da oferta de Isaque a Deus. A Bíblia relata que foi um ato de extrema fé

Prevendo a Escritura que Deus justificaria pela fé os gentios, anunciou primeiro as boas novas a Abraão: “Por meio de você todas as nações serão abençoadas.” ( Gl 3. 8).

O apóstolo Paulo, quando preso por pregar o evangelho alegou que foi por causa de sua esperança na promessa feita aos pais de Israel (Abraão, Isaac e Jacó) que estava sendo julgado. 

E agora estou aqui e sou julgado por causa da esperança da promessa feita por Deus a nossos pais.  Atos 26. 6

Quando uma pessoa está sem Cristo, isso significa que ela é estranha para os “pactos da promessa”, o que significa que estar em Cristo é para ser relacionado a eles: Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.  Ef 2. 12

Uma das razões para a obra de Jesus Cristo era a cumprir e confirmar esta promessa feita a Abraão. 

Agora eu digo que Jesus Cristo foi ministro da circuncisão para a verdade de Deus, para confirmar as promessas feitas aos pais: Rm 15. 08

Desdobramentos da promessa

Os detalhes da promessa feita a Abraão desdobrou gradualmente ao longo de sua vida. A fiel obediência de Abraão foi recompensada com mais detalhes sendo revelados a ele. 

Aqui está um esboço da promessa em diferentes aspectos:

A promessa inicial dado a Abraão em UR – Gn 12. 2-3

  • Abraão se tornaria uma grande nação e um grande nome
  • Deus abençoa aqueles que o abençoou e amaldiçoa os que o amaldiçoou
  • Que em Abrão eventualmente todas as nações seriam abençoadas

Novas revelações

Depois de um exemplo de atitude altruísta de Abraão, onde ele deu a seu sobrinho, Ló, a primeira escolha sobre qual a terra que ele poderia ir e pastar seu gado, essas novas revelações ocorrem em Betel. Gn 13. 14-17

  • Abraão e sua semente herdaria a terra de Israel para sempre
  • A sua semente seria numerosa

Quando Abraão mostrou que ele acreditava em Deus (Gn 15. 6), mais desenvolvimentos da promessa são feitos em Hebron – Gn 15. 1-12, 17-20

  • Deus faz uma aliança com Abraão por meio de sacrifícios
  • Os limites da terra que Deus daria a Abraão e à sua descendência são definidos

Depois que Abraão passou uma grande prova de fé dada a ele por Deus, onde ele demonstrou que estava preparado para sacrificar seu único filho amado, Isaque.

Assim, se confirma que as parcelas finais da promessa são feitas no Monte Moriá. Gn 22. 15-19:

  • Essa semente de Abraão seria a possuidora da porta dos seus inimigos (essa frase significa ser vitorioso sobre eles. Sl 110.1)
  • Que nesta semente todas as nações seriam abençoadas
  • A promessa foi confirmada por um juramento de Deus

Promessa a descendência de Abraão

A promessa feita a Abraão
 No mapa a antiga Ur dos Caldeus, origem de Abraão – Mapa da Wikipédia

As promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Ele diz que não, e às sementes, como de muitos; mas como de uma só: E à tua posteridade, que é Cristo (Gl 3. 16).

Os versos acima mostram a importância e o significado da promessa feita a Abraão. Jesus Cristo é a semente prometida!

A terra de Israel foi prometida a Abraão e à sua descendência, Jesus Cristo. Como os outros podem compartilhar essa promessa. 

Assim, uma crença ou uma fé, em Jesus Cristo e uma compreensão destas promessas nos permitem ser herdeiros da promessa feita a Abraão! Como Pedro coloca:

“Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor, visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou para a glória e virtude:

“Pelas quais nos têm sido doadas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção que há no mundo pela concupiscência.” 2 Pe 1. 4

A Bíblia ensina que pela crença e do batismo, uma pessoa é considerada como estando “em Cristo”, que por sua vez é a semente de Abraão – a promessa de Deus é que em tua descendência serão abençoadas todas as nações“. 

Descendência de Abraão, em seguida, foi em primeiro lugar um aspecto singular (Cristo), mas também tem um aspecto multitudinário (crentes nas promessas através de Cristo), que são como a “areia e as estrelas”, pela sua multidão.

A semente natural de Abraão

Então, o que são os descendentes naturais de Abraão? Como podemos ter certeza de que a promessa não é para eles? Considere estes versos: “Sabei, pois, que os que são da fé, esses são filhos de Abraão.

E a Escritura, prevendo que Deus havia de justificar os gentios (os não judeus), mediante a fé, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Em ti serão abençoadas todas as nações.

Assim que os que são da fé são abençoados com o crente Abraão. Gl 3. 7-9

E acho que não dizer dentro de vós mesmos: Temos por pai a Abraão: Pois eu vos digo que Deus é capaz de destas pedras suscitar filhos a Abraão”. Mt 3. 9

Onde está logo a jactância? É excluída. Com que direito? de obras? Mas pela lei da fé. Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. Ele é o Deus apenas dos judeus?

Não é também dos gentios? Sim, dos gentios também: visto que é um Deus, que justifica pela fé a circuncisão, nem incircuncisão, mediante a fé. Será que, em seguida, anular a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei”. Rm 3. 27-31.

Os versos acima mostram claramente que ser um descendente natural de Abraão não é suficiente, uma crença nas promessas e que eles têm e será cumprida em Jesus Cristo permite que qualquer pessoa para ser associado com eles.

O que significa a promessa feita a Abraão para nós? Basicamente a ser associado a estas promessas nos dá duas bênçãos principais.

Ligação da promessa com a ressurreição

Esta promessa tem tudo a ver com a herança celestial para os crentes em Cristo, e não a terrestre como alguns acreditam. Há também uma outra doutrina envolvida que é ensinada indiretamente nessas promessas feitas a Abraão.

É a doutrina da ressurreição. Como poderia Abraão ou a sua descendência, herdar a terra para sempre, a menos que ele fosse ressuscitado dentre os mortos, e dado o dom da vida imortal! Deus não pode mentir.

Temas Relacionado:

Abraão ainda não recebeu essa promessa, ainda está para acontecer no futuro – assim como todos aqueles que se associam com Jesus e as promessas, eles não vão receber uma recompensa até que ele volte para estabelecer o Reino de Deus também. Considere o seguinte: 

Essas pessoas (os fiéis da antiguidade), todos morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.

Para os que tais coisas dizem, mostram que estão buscando uma pátria. Então, podemos ver que essa promessa tem grandes coisas para todos os que se tornam associados.  

Artigo traduzido do original em inglês The promises to Abraham

59 Shares

Juraci Rocha

Juraci Rocha é o editor do site Filhos de Ezequiel. Os escritos de Juraci Rocha são informativos, envolventes, divertidos e desafiadores. É instrutivo ler seus estudos e conhecer seus pontos de vista práticos e profundos sobre o tecido da fé cristã.

Optimized by Optimole
Índice
59 Shares
Copy link