inveja
Vagalume, identificado nas fábulas como vítima da inveja

Inveja significa “guardar rancor em relação a alguém devido a cobiçar o que essa pessoa tem ou gosta.” Em um sentido mais ameno, significa “o anseio por algo que alguém tem, sem qualquer má vontade destinada para essa pessoa.” A inveja é a emoção quando você quer algo que alguém tem. Ciúme significa “estar apreensivo ou vingativo, por medo de serem substituídos por outra pessoa.”

Isso também pode significar “vigilante, ansiosamente suspeito, ou zeloso”, ou “esperando completa devoção.”

O último é normalmente aplicado a Deus. Ciúme é a emoção quando você teme algo ou alguém pode ser tirado de você. Inveja, se não for controlada, pode facilmente alimentar um fogo para o ciúme. O ciúme, se não for controlado, vai levar ao medo e o medo pode ser absolutamente debilitante.

O medo só é ruim o suficiente, mas quando ele é empilhado com brasas de inveja e o ciúme que você vai ver em breve outras emoções negativas e as ações a seguir.

Se estamos com medo de outra pessoa, tornamo-nos hostil em relação a ela, seja em nossos pensamentos ou nossas ações. O ciúme de outra pessoa é o estado de acreditar que eles têm algo mais e temendo que eles vão se tornar mais vantajosos.

A Bíblia é muito clara de que não foi dado um espírito de medo. O medo é uma emoção pecaminosa e não é de Deus. 2 Timóteo 1. 7 diz: “Porque Deus não nos deu um espírito de medo, mas de poder, de amor e de uma mente sã.” Porque todos nós somos pecadores e como seres humanos estamos cheios de emoção, todos nós já enfrentamos o medo.

Como cristãos, nós podemos liberar esse medo de Deus e se concentrar em pensamentos positivos.

Vença a inveja e todas as emoções negativas

Devemos colocar nosso foco no amor de Cristo e conhecer suas palavras edificantes e suaves que expulsa o medo e a inveja. Filipenses 4. 8 diz: “Finalmente, irmãos e irmãs, tudo que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é admirável – se houver algo de excelente ou digno de louvor – pensar sobre essas coisas.”

Devemos triunfar sobre a inveja, o ciúme, e as muitas outras emoções negativas que enfrentamos! Deus não prometeu uma vida fácil, mas Ele fez promessa que nunca nos deixará ou nos abandonará em Deuteronômio 31. 6, “Seja forte e corajoso. Não tenha medo ou fique aterrorizado por causa deles, porque o Senhor, teu Deus, vai com você; ele nunca vai deixá-lo ou abandoná-lo.”

Por que temos medo e ciúmes dos outros quando nós só precisamos ser agradável aos olhos de Deus? Quando permitimos que as emoções negativas nos controle, estamos inadvertidamente dizendo a Deus que o que Ele tem proporcionado para nós, onde nos colocou, e o que planejou para nós não é suficiente. 

Dizemos ao nosso Criador Ele está errado e eu prometo a você, Deus nunca está errado! Nós precisamos colocar nosso foco na satisfação e tornar-se agradável aos olhos do nosso Criador, e não de outra pessoa.

Como superar os pensamentos negativos

inveja
Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade. Pv 16. 32

Confesse seus pensamentos negativos, sentimentos e temores a Deus. É verdade, Deus já conhece os nossos sentimentos, mas confessá-los traz o seu reconhecimento. Deus quer ajudá-lo; só precisamos pedir a Ele! Seja grato por suas bênçãos e dons. 

Coloque sua fé em ação. Mateus 8. 26 diz: “Por que você está com medo, gente de pouca fé?” O que você tem a temer? Leve seu escudo da fé e seja agradável a Deus, não ao homem. A fé reduzirá o seu ciúme e você terá contentamento, permitindo que as palavras de Deus te levante.

Temas Relacionado:

“Porque, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há perturbação e toda a obra perversa” Tiago 3:16. Você realmente não quer desordem do mal para governar sua vida. Leve o seu ciúme em suas mãos e lança-os para longe. Peça a Deus para substituí-los com amor, Seu amor… Para o perfeito amor lança fora o mal, 1 João 4. 8.

Artigo traduzido do original em inglês Overcoming envy and jealousy

21 Shares
Categories: Autoajuda

Juraci Rocha

Juraci Rocha é o editor do site Filhos de Ezequiel. Os escritos de Juraci Rocha são informativos, envolventes, divertidos e desafiadores. É instrutivo ler seus estudos e conhecer seus pontos de vista práticos e profundos sobre o tecido da fé cristã.

Optimized by Optimole
21 Shares
Copy link