Vida Crista

O que podemos aprender com Cornélio

Cornélio
Cornélio abraça pedro

Atos 10 nos apresenta a história do centurião Cornélio e o que ele fez para que a salvação chegasse até seu lar. Mas antes de falarmos deste homem valoroso, uma pergunta é necessária: O quanto você está desesperado por salvação? O quanto você está disposto a se comprometer com Deus para que uma mudança necessária aconteça?

Nós temos notado que os cristãos tem procurado atalhos para buscar a Deus, pensando que estão fazendo da maneira certa. A verdade é que somos superficiais.

Somos convencidos que somos crentes, mas não somos comprometidos em ser crente. Não estamos gastando tempo suficiente com Deus, com sua Palavra, sua oração e seu louvor.

Parece que as coisas com Deus não surtem efeito. Você quer mudar esta situação? Vamos ver então as 3 lições que Cornélio tem para nos mostrar e o que ele fez para que a salvação viesse a ele e à sua casa.

1- Cornélio jejuava e orava

“Havia em Cesareia um homem chamado Cornélio, centurião do regimento conhecido como Italiano. Ele e toda a sua família eram piedosos e tementes a Deus; dava muitas esmolas ao povo e orava continuamente a Deus.” Atos 10:1,2

Cornélio era um soldado, um centurião do regimento italiano. Ele e toda a família eram piedosos, quer dizer, religiosos, pessoas que respeitavam a religião.

Diz-se que eram também tementes, quer dizer, respeitosos e obedientes. Cornélio dava muitas esmolas, o que significa que ele entendia que o Reino de Deus precisa dos nossos esforços financeiros também.

Além disso ele orava continuamente a Deus, o eu agente também supões que eles jejuavam. A oração constante, chama ao jejum. Qualquer pessoa que ora muito, com certeza também jejua muito.

Cornélio estava um certo dia orando e numa visão um anjo lhe disse para chamar Pedro, para que ele viesse até a sua casa e pregasse para eles.

2- Cornélio estava pronto para ouvir Deus

Quando Pedro chegou, toda a família de Cornélio se reuniu para ouvir Pedro falar da parte de Deus. “Agora estamos todos aqui na presença de Deus, para ouvir tudo que o Senhor te mandou dizer-nos.” Atos 10:33

Importa dizer que ouvir a Palavra de Deus é estar pronto para obedecer, pois vivemos um tempo que parece até que as pessoas estão ouvindo como mais um entretenimento. A Palavra de Deus é vida ou morte para quem a ouve, é uma questão de perdição ou salvação.

3- Cornélio recebeu o Espírito Santo

Pedro começou a pregar uma palavra que aparentemente não tinha nada de anormal e o Espírito Santo caiu, foi derramado em todos os que ouviam.

“Enquanto Pedro ainda estava falando estas palavras, o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a mensagem.” Atos 10:44

Qual era o diferencial de Pedro

Lendo Atos, onde está registrado o que Pedro disse, notamos que não havia ali nada que denunciasse um derramamento do Espírito.

Qual era o diferencial de Pedro, que não estamos vendo mais hoje em nossas Igrejas? Ouvimos a toda hora muitas mensagens, mas por que o Espírito Santo não está sendo derramado como antes? O que está faltando?

A fala de Pedro realmente não tinha nada de anormal. A diferença não estava na fala de Pedro, mas em Pedro. O que ele tinha e falta na geração de hoje é santidade. E quero aqui definir santidade não só como a ausência de pecado, mas como comprometimento com Deus.

Raio x da nossa geração

A geração de hoje não parece estar comprometida com Deus. Os pregadores pregam e o povo sai do culto do mesmo jeito que entrou. As pessoas escrevem e o que falam não nos toca, não nos transforma, não mexe conosco, não nos muda em nada.

Temos visto até mesmo pastores pregando sem unção, sem poder, sem santidade, se, comprometimento com Deus. A unção fica retida.

Deus não mudou, Ele ainda quer salvar, curar, ensinar e levar para o Céu. Porém parece que nós não estamos o suficientemente desesperados para sermos salvos, mudados, abençoados. A nossa entrega é superficial, fraca.

Até falamos de Jesus, cantamos, pregamos, escrevemos, mas sem unção, sem poder. A Palavra parece que em nossa geração não tem mais poder. Nas palavras do filósofo Nieztche: Deus está morto.

A salvação que nós precisamos tem nome e endereço, chama-se Espírito Santo.

Nós e a nossa casa necessitamos urgentemente não é de dinheiro, ou de bens, ou de um carro novo para ser feliz. Nós necessitamos do Espírito Santo. Falta unção na vida dos cristãos. Falta enchimento do Espírito.

Hoje em dia resolvemos as coisas sem orar o suficiente para saber se o Espírito Santo está ou não nesse negócio. Resolvemos ou não resolvemos, sem Deus. Estamos vivendo na carne, na nossa velha natureza e resolvendo do nosso jeito. Frustação. Do nosso jeito, não funciona.

O diferencial da geração do Novo Testamento

O Espírito Santo é o diferencial da geração do Novo Testamento. Não há meio termo, ou você tem o Espírito Santo ou você não tem.

Cornélio e sua casa oravam, jejuavam, eram religiosos, temerosos, obedientes, davam esmolas aos pobres, ouviam a palavra e o conjunto de tudo isso fez vir sobre eles o derramamento do Espírito Santo.

Note que antes do dom de línguas e a interpretação vir a eles, já havia o dom de visão, de revelação. A revelação vem quando a pessoa ora. E quem muito hora, muita revelação tem.

Cornélio e sua casa foram tocados pelo mesmo Espírito que lhes mandou que um anjo fosse até eles. Cornélio tinha que chamar o Apóstolo Pedro, para que esse pregasse para eles e quando ele ainda estava pregando o dom de línguas e interpretação veio até eles e todos foram cheios do Espírito Santo e falavam em outras línguas.

Temas Relacionado:

Será que a sua casa precisa ser salva, literalmente ou espiritualmente, ou ambos? Pelo que temos visto e ouvido diariamente, Satanás está atacando como nunca as famílias. Os lares estão sofrendo pela decadência de valores morais e espirituais, no meio de uma sociedade pecadora.

É simplório dizer que o que nos acontece é falta de fé. Existe um ataque orquestrado, diário, metódico, maligno, contra toda a raça humana. Todos estamos sofrendo e parece que cada dia mais do que o dia anterior.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
9 Compart.
Compartilhar8
Twittar1
+1