No oitavo capítulo do livro de Atos, está registrado a conversão do eunuco etíope. Encontramos muitos outros casos de conversão no Novo Testamento.
Estes exemplos foram registrados para demonstrar como os homens entram no reino de Deus.
Como qualquer outro caso de conversão em Atos, Deus usou a “loucura da pregação” (1 Co 1. 21) para alcançar o pecador alienígena.
Um anjo do Senhor enviou um pregador chamado Filipe para ensinar o caminho da salvação a um nobre etíope. Atos 8. 26
Pouco se sabe sobre o etíope. Com toda a probabilidade, ele era um homem negro que tinha se convertido ao judaísmo.
Sabemos que ele era uma pessoa sincera, pois ele tinha viajado mais de 1.000 quilômetros, da Etiópia a Jerusalém, para adorar a Deus. Atos 8. 27
Seria difícil acreditar que um homem iria viajar tão longe, atravessando o deserto por carro apenas para “participar de uma festa”. Sua dedicação a Deus é ainda mostrada em Atos 8. 28, onde encontramos que “lia o profeta Isaías”.
O etíope era um homem muito humilde. Quando Filipe se aproximou do carro, ele perguntou o etíope se entendia o que estava lendo. Ele respondeu: “Como poderei entender, se alguém não me explicar?” (Atos 8. 31). Após isso, Filipe levantou-se para o carro e “anunciou a Jesus.” Atos 8. 35
No curso de pregar Jesus, Filipe falou do batismo nas águas. Sabemos disso porque o etíope disse: “Eis aqui água. Que me impede de ser batizado?” (Atos 8. 36). Filipe respondeu: “Se você crê de todo o coração, você pode” (Atos 9. 37). O homem então confessou: “Eu creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.”
O etíope reconhece o senhorio de Cristo
Sua confissão foi um reconhecimento do senhorio de Cristo.
Em Romanos 10. 10, lemos: “Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se faz confissão para a salvação.” Esta confissão, tão nobre como é, não vai trazer a salvação por si só. “Até mesmo os demônios creem – e tremem.” Tg 2. 19
Após sua confissão, “mandou parar o carro. E tanto Filipe como o eunuco desceram à água, e o batizou” (Atos 08. 38). O batismo do Novo Testamento sempre foi por imersão em água.
Isso é referido como um “enterro” (Rm 6. 1-4). Aspersão ou derramamento em vez de imersão foi introduzido por homens séculos após a conclusão do Novo Testamento.
Estou certo de que Filipe não era um pregador batista, por que você vai notar que nenhuma igreja votado o etíope antes de ser batizado.
Quando um homem é salvo, o Senhor acrescenta-lhe a sua Igreja. Atos 2. 47
Além disso, o batismo bíblico é “para a remissão dos pecados” (Atos 2. 38). Nós somos batizados, a fim de obter a salvação.
Algumas pessoas mudaram a ordem divina das coisas, ensinando que a salvação vem no ponto de fé, antes e sem o batismo nas águas.
Temas Relacionado:
- A conversão é uma dupla mudança de direção
- Descubra se você está pronto para a mudança
- Lições para o novo convertido entender melhor a vida cristã
Esta doutrina não está em harmonia com a palavra de Deus (Mc 16. 16; Atos 22. 16; 1 Pe 3. 21). Depois de seu batismo, o etíope “jubiloso seguia o seu caminho” (Atos 8. 39).
Ele tinha um bom motivo para se alegrar, pois ele era agora um filho de Deus, redimido pelo sangue de Cristo. Ele era agora uma “nova criação.” 2 Co 5. 17
Artigo traduzido do original em inglês Conversion ff the ethiopian eunuch
0 Comments