líderes femininas

Cristo na Casa de Marta e Maria é uma pintura em óleo sobre tela do artista espanhol Diego Velázquez, datando de seu período de Sevilha. Instalado na National Gallery, Londres, Reino Unido, foi pintado em 1618, pouco depois de ter completado seu aprendizado com Pacheco.

As páginas bíblicas registram histórias de líderes femininas bastante significativas que deixaram sua marca através de suas qualidades de liderança. Neste estudo vamos conhecer algumas destas líderes. 

Quando a maioria de nós pensa em líderes da Bíblia, pensamos em homens. Muitas das figuras proeminentes do Antigo Testamento são de fato masculino.

No entanto, a Bíblia é um grande livro (ou coleção de livros). Meus amigos; é a vez das senhoras, vamos apresentar 12 das maiores lideranças femininas das mais inspiradoras da Bíblia!

1- Eva, alvo de tentação

Chefes são o alvo da tentação. Agora, a maioria de nós sabe que foi Eva quem foi tentada pela serpente no jardim do Éden para comer o fruto proibido em Gênesis 3.

O que é frequentemente esquecido, é que seu marido, Adão, estava com ela e não disse uma palavra. Meu ponto de vista aqui é que a serpente astuta sabia que aquele era influente no relacionamento da mulher.

A lição para os líderes é que a tentação, quer seja a partir de um comportamento antiético, acusações injustas, ou qualquer outra coisa, vai direto para o alvo.

São os líderes que devem enfrentar os desafios e fazer escolhas difíceis. Igualmente há de se tomar cuidados para evitar erros que causam deficiência na liderança.

2- Rebeca, motivada a ajudar

Líderes femininas estão sempre dispostos a dar. Em Gênesis 24, quando um funcionário sai para procurar uma noiva para Isaque, ele seleciona a futura noiva na forma como ela responde a ele pedindo-lhe um copo de água de seu cântaro. Rebeca não só oferece-lhe a bebida, mas também oferece a água aos seus camelos.

Líderes dão quando eles são convidados a dar, frequentemente dão mais do que é exigido. Eles colocam as necessidades dos outros antes da seu própria.

3- Tamar, enfrentando a hipocrisia

Comandantes femininas enfrentam a hipocrisia. A Bíblia não é todo sol e arco-íris. Há algumas histórias muito torcidas. Tamar não considerou a influência de seu poderoso sogro Judá e expôs a sua hipocrisia.

Em Gênesis 38, Tamar se veste como uma prostituta e recebe a visita de seu sogro, Judá, e garante alguns dos pertences de Judá como pagamento. Judá segue seu caminho sem saber exatamente quem tinha dormido com ele.

Mais tarde, quando Tamar é encontrada grávida fora do casamento, Judá chama rapidamente Tamar para que ela seja executada. E o que Tamar faz? Ela mostra a todos os bens que ela tinha coletados de Judá! Em linguagem não-bíblica, o cara admitiu que ele era um idiota.

A lição para os líderes aqui é que eles não vão hesitar, não importa quem ele é, de apontar o jogo sujo. Os líderes não têm medo de expor a hipocrisia.

4- Miriam, cuidando do desamparado

Líderes femininas olham para o desamparado. Em Êxodo 2, quando um decreto é enviado para fora do Egito para que todos os homens israelitas recém-nascidos sejam mortos, Miriam salva seu irmão Moisés, ajudando-o a ser levantado na casa de Faraó.

A lição? Líderes não se alinham com valentões. Eles defendem os indefesos. Como Thomas Carlyle disse uma vez: “Um grande homem demonstra sua grandeza pela forma como ele trata os homenzinhos”.

Veja na galeria a seguir 12 influentes feminil da Bíblia.

5- Débora, juíza e profetiza

Capitãs femininas inspiram seus seguidores. Débora é a única mulher que foi juíza do povo de Israel, e ela é conhecida como um dos seus líderes mais nobres.

Em Juízes 4, Débora seleciona um general para liderar o ataque contra um reino que os israelitas estão tentando conquistar.

No calor da batalha, Débora o incentiva, assegurando-lhe que a vitória já é deles. Grandes líderes não sabem nada de negatividade. Líderes são líderes de torcida. Eles incentivam, motivam e inspiram seus seguidores com palavras de apoio.

6- Rute, demonstrando lealdade

Líderes femininas demonstram lealdade. Em Rute 1, o marido de Noemi e dois filhos morrem e ela fica com apenas suas noras. Ela incentiva-as a voltar para seus países de origem.

Orfa retorna, mas o outra, Rute se recusa a sair do lado dela e diz que uma das coisas mais poéticas da Bíblia

“Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti”. Rute 1:16-17

Líderes mostram o mesmo tipo de devoção às pessoas que ajudaram a moldá-las. Líderes não abandona os seus mentores, treinadores, ou gerentes quando a oportunidade surge. Os líderes são leais àqueles que uma vez os lideraram.

7- Ester, coragem para enfrentar reis

Grandes mulheres da Bíblia têm a coragem de enfrentar reis. No registro bíblico de Ester 7, esta é retratada como uma heroína que vai salvar Israel da destruição. Hamã, nomeado pelo rei primeiro ministro, procura aniquilar os israelitas.

A vingança pessoal de Hamã contra Mordecai tornou-se um grande ódio contra todos os judeus. Como primeiro ministro, ele financia uma campanha para destruir, matar e aniquilar aos judeus.

Quando Ester descobre a trama do homem, e embora possa significar a sua própria vida, ela se enche de coragem de se aproximar do rei e convida Hamã para um banquete com o intuito de revelar sua traição diante de Assuero.

Líderes não vêem ninguém como muito importante para falar. Chefes não vêem nada como muito difícil de enfrentar. Os maiorais podem abordar qualquer pessoa e qualquer coisa com confiança com o propósito de servir o seu povo.

8- Maria de Nazaré, abraçando oportunidades

Líderes femininas abraçam grandes oportunidades. Quando Maria é abordada pelo anjo em Lucas 1 e anuncia que ela vai dar à luz o Messias que havia sido profetizado por tanto tempo, ela aceita de bom grado a responsabilidade. “Eu vou fazer de acordo com sua palavra”, diz ela ao anjo que apresenta a notícia para ela.

Capitães se aproximam de grandes oportunidades com vontade e entusiasmo. Líderes sabem que quanto maior a possibilidade existe para a falha, maior oportunidade existe para o sucesso. Líderes assumem as oportunidades que se apresentam.

9- Maria Madalena, buscando o conhecimento

Líderes são as primeiras a saber dos fatos. Maria Madalena foi um dos seguidores mais próximos de Jesus. E, quando Jesus tinha ressuscitado dos mortos em Lucas 24, ela estava entre os primeiros a ter visto o túmulo vazio.

Foi por causa dela e aqueles com ela que os discípulos principais de Jesus descobriu que ele havia surgido. A lição para os líderes aqui é que eles são especialistas em seu campo.

Eles sabem quando todas as coisas importantes acontecem primeiro, para que eles possam passá-los para o seu povo. Os líderes são os alunos ansiosos. Eles são grandes buscadores de conhecimento.

Eles aprendem tudo o que podem, de modo que eles estão melhor equipados para compartilhar com seus seguidores.

10- Maria, priorizando oportunidades

Líderes femininas prioriza oportunidades. A história das irmãs Maria e Marta é contada em Lucas 10. Quando Jesus vem para visitá-las, Marta ocupa-se com as tarefas domésticas, enquanto Maria se senta aos pés de Jesus para aprender.

Quando Marta reclama com Jesus que ela está fazendo todo o trabalho, Jesus incentiva-a a ser mais parecida com Maria “Maria escolheu a boa parte.”

Qual é o ponto? Marta se ocupou com assuntos triviais enquanto Maria procurava o que era mais importante. Os líderes sabem como priorizar. Eles não se deixam ficar atolados com as pequenas coisas mantendo o foco nas coisas importantes na vida.

11- Priscila, aconselhamento ministerial

Líderes femininas criticam com tato. Em Atos 18, quando um pregador prestigioso está deixando algo importante fora de seu ensino, Priscila (junto com seu marido) leva o homem de lado e “explica-lhe o caminho de Deus com mais precisão.”

Em vez de interromper a sua mensagem e submetê-lo a vergonha pública, eles diplomaticamente o levou à parte e corrigiu-o em privado. Líderes seguem este exemplo. Eles não querem que o seu povo seja humilhado. Eles querem melhorá-los. Assim, os líderes sempre criticam em particular.

12- Loide, esteio de futuras gerações

Líderes femininas olham para o futuro. Loide é mencionada em 2 Timóteo 1, como a avó de Timóteo, discípulo de Paulo, que se torna um pregador no Novo Testamento.

Timóteo, cujo pai era grego, foi exposto a muita influência secular, mas, por causa da instrução de Loide, foi capaz de chegar ao conhecimento da fé cristã.

Loide não esteve preocupada somente com o aqui e agora, mas também com as gerações futuras. Timóteo não seria quem ele é, se não fosse por Loide. Os líderes têm a mesma visão.

Eles vêem um mundo que eles estão deixando para trás, não só o que eles estão vivendo agora. Líderes fazem escolhas para desenvolver futuras gerações mais prósperas depois que eles se foram.

Temas Relacionado:

Então, aí está! Estas grandes mulheres da Bíblia nos ensinam lições sobre liderança que ainda são aplicáveis hoje. Você já teve alguma experiência na implementação destas lições em sua vida?

Você vê algumas lições que possam ser aplicadas? Gostaríamos muito de saber a sua opinião.

Artigo traduzido do original em inglês 12 Most inspiring leadership lessons from women in the Bible

241 Shares
Categories: Autoajuda

Juraci Rocha

Juraci Rocha é o editor do site Filhos de Ezequiel. Os escritos de Juraci Rocha são informativos, envolventes, divertidos e desafiadores. É instrutivo ler seus estudos e conhecer seus pontos de vista práticos e profundos sobre o tecido da fé cristã.

Índice
241 Shares
Copy link