Como a matemática pode ser apresentada na Bíblia? O que Deus tem a ver com a matemática? A maioria de nós ver a matemática como uma disciplina neutra, indiferente ou “não engajada em ambos os lados. Não alinhado com um agrupamento político ou ideológico”. 

Nós consideramos a adição como uma disciplina “não engajada” e “não alinhada” com o pensamento bíblico ou mundano. Acreditamos que a matemática é independente de Deus.

Nos aproximamos da matemática como um “seguro” um assunto que todos nós podemos ver da mesma maneira, independentemente de nossas crenças religiosas. 

Afinal de contas, a equação de um mais um é igual a dois (“1 + 1 = 2”) funciona da mesma forma para um cristão, muçulmano, budista, hindu, ou ateu. Matemática é um assunto de números e fatos.

A maioria de nós acha que os fatos são neutros. Mas a matemática realmente é indiferente e neutra? É uma coisa mesmo possível? A Bíblia nos adverte de que estamos em guerra espiritual (Ef 6. 10-18). 

Ela exorta-nos a proteger o nosso coração e testar o espírito por trás do que somos ensinados (1 João 4. 1; Pv 4. 23). A Bíblia não menciona qualquer terreno neutro. De acordo com a Bíblia, nada pode realmente ser neutro.

A matemática apresentada biblicamente

Então, como a matemática pode ser apresentada biblicamente? O que Deus tem a ver com a matemática? Junte-se a mim agora em olhar para uma equação que estamos todos familiarizados com: “. 1 + 1 = 2″ Vamos examinar onde esta equação veio e por que ela funciona. 

Ao examinarmos as origens desta equação e capacidade de trabalhar, vamos descobrir algumas verdades surpreendentes aplicáveis a todas as áreas da logística.

Os matemáticos ao longo da história têm desenvolvido várias teorias para explicar a origem e a consistência da adição. Alguns têm especulado que a adição existe por acaso.

Outros afirmaram haver o homem criado a adição e a adição funciona porque o homem a projetou para o trabalho.

Livros didáticos mais modernos nem sequer tentam oferecer uma explicação para a existência do além. Ao longo da minha educação, nunca, livro algum explicou onde originou a adição ou por que ela funciona.

Finalmente cheguei à conclusão de que a adição, junto com todos os outros fatos de matemática, é uma verdade auto-existente eterna.

A Bíblia nos dá uma explicação radicalmente diferente para adição. Embora a Bíblia não diga especificamente: “isto, de onde veio e por que ela funciona”.

A Bíblia nos oferece princípios que se aplicam a adição, bem como a todos os outros aspectos de logística. Olhe para o que apenas dois versículos da Bíblia revelam.

De onde veio a adição?

O verso “Porque nele todas as coisas foram criadas” (Cl 1. 16) nos diz onde a adição se originou. Ela nos diz que Deus criou todas as coisas.

matemática

A palavra tudo inclui tudo, até mesmo matemática. Isso não significa que Deus criou os símbolos 1 e 2. O homem desenvolveu esses símbolos. 

Mas esses símbolos representam um princípio da vida real chamado de adição que está incorporado em tudo ao nosso redor, um princípio que Deus criou.

Deixe-me ilustrar brevemente. Temos muitas vezes tomado um objeto, acrescentado outro objeto a ele, ficamos com dois objetos (como quando tomamos um biscoito e um pedaço de torta e acabamos comendo duas sobremesas).

Não importa o que tentamos adicionar, objetos adicionar objetos é previsível.

Um contador acrescenta inventário, um padeiro acrescenta pães, um varejista acrescenta o produto do seu varejo, e um eletricista acrescenta potência elétrica. No entanto, tudo funciona da mesma maneira para todas essas pessoas. Por quê?

Porque todas as coisas adiciona de forma regular, precisa. Referimo-nos a essa regularidade como princípio da adição.

Deus criou este princípio que prevalece em toda a criação. Quando Deus criou todas as coisas, Ele determinou como iriam operar.

Ele escolheu fazer com que os diferentes aspectos operasse de acordo com o mesmo princípio de confiança que chamamos de adição.

O homem tem desenvolvido diferentes formas de expressar no papel essa consistência que Deus colocou ao nosso redor. Ao longo da história. As culturas têm utilizado diferentes símbolos para representar quantidades.

Por exemplo, os romanos usavam algarismos romanos (I, V, X, etc) em vez de nosso atual sistema Árabe (1, 5, 10, etc.) No entanto, o homem nunca criou nada em matemática.

Ele simplesmente desenvolveu diferentes símbolos e sistemas para representar as coisas de maneira ordenada. A adição originou-se com Deus.

Por que a matemática funciona?

Agora que sabemos onde originou a adição, vejamos porquê a adição funciona. Nós vamos encontrar a resposta no próximo versículo de Colossenses, onde se lê: “Nele todas as coisas subsistem” (Cl 1. 17).

Desde que a palavra tudo inclui adição, Deus não só criou, mas também mantém continuamente a logística. 

Como Deus mantém a adição unida? Como vimos acima, a adição é um nome para a forma previsível dos objetos combinarem. Deus tem a adição juntos, mantendo objetos que combinam de forma consistente.

Você pode imaginar o que aconteceria se os objetos não combinassem consistentemente da mesma forma? Se a equação “1 + 1 = 2” só funcionasse por algum tempo?

A Matemática como a conhecemos seria impossível! Seria inútil para memorizar fatos de adição e resolver problemas no papel se não pudéssemos contar com esses fatos e problemas para trabalhar no mundo físico. 

Reflitam por um momento o que é um milagre, é que a matemática funciona. Se estamos na lua ou em nosso próprio quintal, podemos contar com um mais um igual a dois.

A adição é consistente porque Deus sempre mantém todas as partes do universo em seu lugar. 

A fidelidade de Deus em manter este universo junto nos garante que irá adicionar objetos de uma forma previsível e que a equação “1 + 1 = 2” vai trabalhar de forma consistente.

A Bíblia revela muito sobre a adição. Apenas olhamos para dois versos e já sabemos onde a adição foi criada (Deus a criou) e por que obras de adição (Deus sustenta fielmente o universo).

Os princípios que descobrimos sobre a equação disso “1 + 1 = 2” se aplica ao resto da matemática.

A matemática expressa a criação de Deus

Como complemento, a matemática é uma forma de registrar e expressar as leis e os relacionamentos que Deus criou. Ela funciona porque Deus fielmente mantém tudo no lugar.

A matemática não é independente de Deus. Sua própria existência e capacidade de trabalhar depende da fidelidade de Deus em manter tudo junto!

A fidelidade de Deus não só faz a matemática útil para nós, mas também nos comunica uma mensagem importante.

A Bíblia nos diz que Deus a escolheu para estabelecer um pacto com as “leis fixas” do céu e da terra (que incluiria leis somatórias como adição).

Sua fidelidade em manter sua aliança com essas leis demonstra a mesma fidelidade. Ele vai mostrar em seu pacto de redenção. “Se eu não estabeleci a minha aliança com o dia e a noite e as leis fixas dos céus e da terra, então eu rejeitarei a descendência de Jacó e de Davi, meu servo”. Jr 33. 25-26

A forma como Deus mantém tudo junto de acordo com leis fixas demonstra que Ele é um Deus que guarda o concerto.

Sua consistência em manter um mais um igual a dois serve como um testemunho contínuo a nós de sua lealdade, fidelidade e bondade.

A cada vez que você usar a matemática para contar ou adicionar alguma coisa, você testemunha o fato de que Deus ainda consistentemente sustenta o universo.

É como se ela estivesse gritando para você: “Deus ainda está no comando! Ele é fiel. Ele manterá sua aliança de redenção com você”

A matemática é realmente um testemunho de fidelidade e poder de Deus. Ele deve lembrar-nos continuamente da consistência e confiabilidade de Deus.

Afinal de contas, um mais um é igual a dois de forma consistente, nunca muda. Deus criou e sustenta todas as coisas.

A matemática revela o projeto em torno de nós

Podemos dizer que o girassol foi cuidadosamente projetado por um sábio Criador. A Matemática, no entanto, permite-nos ver o projeto de Deus em um novo nível. Revelando o cuidado Deus tomou com cada aspecto de sua criação. 

As sementes em todos os girassóis, sejam eles grandes ou pequenos, são organizadas de acordo com dois padrões.

Quando usamos a matemática para analisar esses padrões, observamos que, independentemente do número de sementes que o girassol contém, o número de sementes serão distribuídas entre os dois padrões aproximadamente na mesma proporção matemática.

Uma proporção que permite aos girassóis manter o número máximo de sementes e se reproduzirem de forma bastante eficiente!

Obra de um sábio, o Criador que servimos! Vendo a forma incrível que Deus projetou os girassóis deve lembrar-nos de que podemos confiar nele para cuidar dos detalhes de nossas vidas. 

“Agora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, ele não vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé”? Mt 06. 30

A matemática não é um assunto neutro

Como entendemos biblicamente de onde a matemática veio e por que ela funciona de forma consistente, vemos que Deus não é só autor da matemática, mas Ele criou a criou e sustenta.

Em vez de deixar Deus de lado quando nos aproximamos da matemática, vamos deixar de lado nossas ideias antigas sobre ela e usando-a para glorificar o Senhor. 

Temas Relacionado:

Você percebeu toda a grandeza de Deus revelada através da matemática? Já que falamos em números, acrescente um comentário a este artigo manifestando a sua opinião. Artigo traduzido do original em inglês God and Math?

66 Shares
Categories: Reflexoes Cristas

Juraci Rocha

Juraci Rocha é o editor do site Filhos de Ezequiel. Os escritos de Juraci Rocha são informativos, envolventes, divertidos e desafiadores. É instrutivo ler seus estudos e conhecer seus pontos de vista práticos e profundos sobre o tecido da fé cristã.

Quem criou a matemática

Índice
66 Shares
Copy link