Olhar bíblico

Por que a igreja não ora?

por que a Igreja não ora
Homem ora fervorosamente!

Com o tempo, já ouvi muitas Igrejas reclamando que as pessoas não vem aos cultos de oração e nem oram em casa. Num culto ao se levantar uma oração, é notório o quanto muitos não oram, não sabem orar ou desconhecem como se faz uma oração. Existem ainda os que declaradamente dizem que não gostam de orar. Mas por que a Igreja não ora, sabendo que a oração é parte da vida cristã?

Jesus é inegavelmente o melhor pregador do mundo, mas os discípulos não pediram para ele os ensinar a pregar. Havia um diferencial em seu modo de orar que os levaram a perceber que orar é a chave para pregar bem e ensinar a Igreja, assim como é a chave para curar, fazer milagres e até expulsar demônios.

A oração é a chave

A oração é a chave, todos sabemos, mas por que oramos tão pouco? Deveríamos orar mais e melhor e não menos. Por que esse fenômeno acontece? Uma possível causa,  é que  quem ora não sabe direito como articular uma oração.

Foram ensinados a pedir as coisas a Deus, mas não foram ensinados a falar com Deus. E essa é a questão: falar com Deus. Imagine o homem, um ser complicado, cheio de defeitos e pecados, poder falar com o criador do universo.

O seu criador, aquele que tem todo o poder, literalmente, de fazer qualquer coisa, até criar mundos e estrelas do nada. Realmente é para nos fazer ficar travados na hora de orar.

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. Filipenses 4:6Clique para Twittar

Mas os irmãos tem sido mais básicos do que isso e dizem que não sabem pedir nada mesmo. Não sabem falar com Deus. Como declara Tiago, mais ou menos sabem pedir, mas não conversar com Deus. Não tem argumentos para falar com Deus.

A petição é uma das partes da oração, mas não é ela toda. Nós pedimos. Depois que pedimos e fomos atendidos o que sobra? A grande pergunta, que devemos fazer é por que a igreja não ora?

As vozes da oração

Por que a igreja não ora

Quando oramos, vozes vem à tona. O pecado é lembrado, as contas são lembradas, os concertos da casa, ou até o que vamos fazer de janta, vem a nossa lembrança. Lembramos até de coisas que já se passaram anos e que pensávamos ter esquecido.

Lembramos de pessoas, de pregações, de conversas, de filmes. Vozes, vozes e mais vozes vão falando conosco. São nossas vozes, ou nossas preocupações. Essas vozes, são situações que estão na nossa mente e que precisamos resolver.

Algumas pessoas param de orar enquanto as suas preocupações estão falando mais alto do que a voz de Deus. Ela está lá, mas não está sendo ouvida. As nossas preocupações estão tomando o espaço.

Essas mesmas vozes, ou preocupações, que estão no fundo da nossa mente, são motivos para orarmos. Alguns não sabem o que falar com Deus, então Deus permite que essas preocupações diárias venham para nos levarmos até Ele.

Com o tempo descobri que três vozes falam dentro de mim. A primeira voz é a minha, ou a minha mente, que fala comigo. Ela lembra-me das situações que preciso resolver.

A segunda voz é a do diabo, que quando vem, sempre fala de pecado, de ira, de raiva, de tentação. A terceira voz é a do Espírito Santo. A minha voz é vacilante, a do diabo é tentadora e a de Deus é autoritária e amorosa.

Quando a resposta não vem

Recentemente um irmão me relatou que a sua irmã, com trinta e cinco anos, na época, faleceu devido a ocorrência de um câncer. Ele orou insistentemente o tempo todo por ela. Ele relata que apoiou sua oração com um jejum de vinte e um dias. Mas ela faleceu.

O irmão da moça, declarou que depois de todo este tempo em oração e jejum, ele esperara estar cheio da graça de Deus. Ele não entendeu porque Deus permitiu a sua irmã morrer tão nova. Desiludido, ele ficou um ano afastado da Igreja. Ele não orava mais, estava revoltado com Deus.

A sua esposa nunca largou a Igreja e os irmãos da Igreja também não o abandonaram. Eles persistiram, faziam campanhas na casa dele, sem ele que ele soubesse para que ele voltasse para a Igreja. Finalmente ele superou a sua dor, e voltou a frequentar a igreja.

Precisamos, quando nossas petições não são entendidas, saber o porque, ou pelo menos ter uma ideia. E se Deus já tinha determinado que a moça iria morrer com trinta e cinco anos e essa era a história dela? Faltam em nossas orações o que sobrava na Bíblia: Oração de Alinhamento.

Deveríamos orar sempre para entender o que Deus esta fazendo e seguirmos na direção Dele e ai não iriamos errar em situação alguma. Sempre nossas orações teriam o sim de Deus.

Como ouvi a expressão de um pastor, “oramos querendo dobrar o braço de Deus”. Sabe quando vemos nos filmes, alguém na briga vira o braço do outro para traz e o força contra a parede? É isso que alguns querem fazer com Deus.

Céu de bronze na batalha espiritual

Vou relatar uma das minhas experiências com respeito à oração. Um dia, enquanto orava, tive uma visão. Estando em casa, vi no céu, no nosso céu, que havia uma concentração de demônios.

Parecia um enxame. Era semelhante a uma piramide. Os demônios mais fortes estavam acima. Eles era demônios escuros, com asas de morcego, com garras, com semblantes de ódio.

Além dos demônios haviam anjos de branco, como homens com asas. Outros sem. Eles estavam prontos para receber as minhas orações e levá-las a Deus. E acima estava o Céu de Deus e a Trindade pronta para receber as minhas orações.

Então entendi, que sempre que os céus ficam de bronze, então devo intensificar a minha oração, ir um passo além.

Nós temos, genericamente, dois tipos de Igreja, as que só creem nos demônios porque está escrito na Bíblia e os que acreditam mais nos demônios do que em Deus. Os dois casos são excessos. Os demônios existem, mas nem tudo é o demônio.

Temas Relacionado:

Acredito que a oração é a própria batalha espiritual. A partir da oração, entendemos o que Deus quer falar conosco, qual o seu direcionamento e se agirmos sob essa revelação tudo dará certo.

Mas não estamos sós nesse universo e nossas orações são combatidas por demônios que não querem nos deixar orar. Precisamos entender mais o que seja oração, mas mais além disso, precisamos orar e ter experiências de oração.

Por que a igreja não ora? Acrescente mais respostas, pois você entendeu que não esgotei o assunto.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Leia mais:
John Wesley
John Wesley (a mensagem para o nosso tempo)

Fechar