Estudo Bíblico

Como surgiu o conceito de purgatório (A Bíblia fala dele?)

purgatório
Escultura representando o purgatório

A Bíblia diz alguma coisa sobre o purgatório? Se assim for, quem vai para o purgatório, e o que acontece com quem vai parar lá? Vamos rapidamente apresentar uma resposta para esta questão. A Enciclopédia Católica define o purgatório como “um lugar ou condição de punição temporal, para aqueles que, partindo desta vida na graça de Deus, não é inteiramente livre de falhas veniais, ou não ter pago integralmente a satisfação devido às suas transgressões.”

Este conceito é como um lugar para as pessoas que não são ruins o suficiente para o inferno, mas ainda não são boas o suficiente para o céu. A Bíblia, no entanto, não fala de qualquer coisa como purgatório ou coisa semelhante. 

A Bíblia é muito explícita no que acontece imediatamente após a morte: “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem nada”, Ec 9. 05

De acordo com a Bíblia, não há nenhuma alma imortal que é levado a uma eternidade no céu, inferno ou purgatório. Há apenas inconsciência até as ressurreições após o retorno de Jesus Cristo à terra (1 Co 15. 51-52). Apocalipse 20. 12-13E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles, e foram julgados cada um segundo as suas obras.

Na Bíblia não existe o conceito de purgatório

O conceito de purgatório também se choca com a verdade bíblica em sua afirmação de que os pecados podem ser apagados através de punição do pecador. Tal ideia não existe nas páginas da Bíblia, que afirma que só a morte de nosso Salvador paga a penalidade do pecado. At 4. 12; Rm 5. 08

A Escritura também ensina que não há  pecados menores (Tg 2. 10). Pecados não podem ser purgados pelo castigo cruel, mas eles podem ser perdoados e superados com a ajuda de um Criador amoroso.

Temas Relacionado:

E aqueles que morrem sem nunca terem tido a oportunidade de se arrependerem de seus pecados? Essa é provavelmente a razão de alguma esperança na doutrina anti-bíblica do purgatório. Deus quer dar a todos uma oportunidade para a salvação. Artigo traduzido do original em inglês What is purgatory?

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Comentários

Clique aqui para deixar um comentario

Leia mais:
ungir
É certo ungir a casa com óleo?

Fechar