Reflexoes Cristas

Como é o reino de Deus (conceito e significado)

Reino de Deus

Quando me converti alguns termos de cara se me apareceram, a leitura da Bíblia não me explicava a contento, para a mente de um recém convertido, nos termos é isso e aquilo, dessa forma e da outra. O Reino de Deus você entra por aqui e faz desse ou daquele jeito. Não, pelo contrário! Vim a entender, após meses na igreja, que o assunto era difícil. Assim como o é a Cruz de Cristo.

Aliás, sobre a Cruz de Cristo, um dia subiu ao coração pregar sobre o assunto em um culto e falei algo a respeito dos dois ladrões na cruz (essa mensagem eu ainda vou escrever para o site), e após o culto um irmão me abordou e confidenciou que após cinco anos na igreja, era a primeira vez, que ouvia alguém pregar sobre a Cruz. Eu fiquei abismado.

A Cruz é a centralidade do Evangelho. Sem Cruz não existe cristianismo. Não é necessário dizer que passei a pregar a Cruz aonde vou. Nas igrejas pentecostais quase não ouvimos falar sobre Jesus. O Evangelho nas igrejas pentecostais pouco é pregado.

Eles gostam muito do Antigo Testamento. Não sei por que essa predileção, mas não me parece muito correta. Se estamos no Novo Testamento, devemos pregar o Novo, penso eu. Enfim, passei também a pregar os Evangelhos, para falar sobre Deus e sobre Jesus.

Essa pergunta é das mais difíceis de se responder e ao mesmo tempo não é. Se entendermos o conceito fica mais fácil. Muito do que aprendi, aprendi sozinho, lendo, meditando, estudando.

O conceito de reino de Deus

Uma maneira que vejo na Bíblia, o Reino de Deus, o conceito de Reino, é sobre O Plano de Governo. Um pretendente a deputado, prefeito, governador, ou presidente, precisa ter um Plano de Governo, uma maneira de governar, ou as suas metas a serem concretizadas. Votamos não exatamente na pessoa, mas no Plano de Governo.

O Plano de Governo de Deus é chamado de Reino de Deus. Por quê? Porque o reinado do Senhor, que é um termo emprestado de reinado terrenos, implica algumas coisas.

Um reino implica ter um rei. Um rei é um governante absoluto. Um reinado é exercido com a cara de seu rei. Com jeito, formato e concretização vindos, orientados pelo seu rei. Deus é o Rei de tudo.

O local do reino de Deus

Emprestando termos matemáticos, o Céu contém o nosso Universo, conseqüentemente a Terra e os seres humanos. Se o Reino de Deus é o Plano de Governo de Deus, e Deus é a vida e nada existe fora de Deus, então que bobeira foi aquela de o Diabo querer fazer um outro reino? Simplesmente, não dá.

Tirar Deus do seu Trono e governar no lugar de Deus implicaria fazer tudo de novo, do zero e sabemos que o Diabo não tem esse poder. Como a criatura pôde querer ficar no lugar do Criador? Não dá.

A firmeza de Deus com seu Reino é tanta que os termos, a documentação, as Escrituras do Reino só vieram milhares de milhões de anos depois de instaurado o Reino. E mesmo na Terra demorou-se uma infinidade de tempo, segundo os padrões humanos. 

O Reino só veio totalmente à tona a partir dos dizeres de Jesus quando ele voltou do deserto e veio pregando o Reino.

Entenda que Jesus, quando pregou “Arrependam-se é chegado a vós o Reino dos Céus”, estava pregando a mensagem de João Batista, o ultimo grande Sumo Sacerdote idôneo e não a mensagem própria de Jesus, que era e sempre foi o Reino de Deus.

O que é o Reino de Deus

É um Plano de Governo Divino e é um reinado, contendo um rei: Deus. Um reinado implicaria num castelo. Mas a Bíblia não fala sobre um castelo divino, mas fala sobre a Sala do Trono, em Apocalipse 4.

A Sala do Trono é o lugar onde o rei, que exerce o papel de juiz, governante e legislador, faz as leis, governa, ou trabalha. A Sala do Trono é o lugar mais sério do Reino de Deus e é onde diz que nos apresentamos em oração. Pois as nossas orações são recebidas numa bandeja, exatamente na Sala do Trono.

E em oração é onde nos igualamos todos. Todos somos iguais, enquanto nossas orações estão na bandeja. Na bandeja de oração eu sou um igual a Moisés, a Paulo, ao pastor.

O conceito bíblico de Reino de Deus, como vemos a partir do Grande Sermão do Monte, já existia no Antigo Testamento, mas foi aprofundado e sobretudo, esclarecido, no Novo. O que é e quem são as pessoas do Reino de Deus, a partir de Mateus 5 já dizem muito sobre o Reino.

Nós precisamos nos entender, então, como cristãos na igreja, e qual o nosso papel no reino de Deus? Outro fato básico, é que o reino de Deus é o plano principal para o ser-humano, enquanto no mundo. Todas as outras doutrinações, enquanto mundanas, são ou carnais, oriundas em nós mesmos, ou diabólicas.

Temas Relacionado:

O melhor do crente é entender o reinado de Deus e a vontade de Deus para nós. Servimos ao reino estando na igreja, os anjos servem a Deus estando no Céu. Homens e anjos são servos, contra as hostes malignas e os homens malignos. 

Deveríamos nos perguntar, sempre, qual é o meu papel na igreja e qual é o meu papel histórico enquanto no Reino de Deus.

Paulo Sérgio Lários

Paulo Sérgio é Presbitero, tecnico de informática e escritor
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Comentário

Clique aqui para deixar um comentario

guerra espiritual
Você precisa saber sobre guerra espiritual

Fechar