Você está em HomeReflexoes CristasSolidão, a dor de dente da alma
Reflexoes Cristas

Solidão, a dor de dente da alma

solidão
Solidão é como estar em meio a multidão e se sentir sozinho.

A solidão é uma das experiências mais miseráveis da vida. Todo mundo se sente solitário às vezes, mas há uma mensagem para nós na solidão? Existe uma maneira que pode transformá-la em algo positivo? Às vezes, a solidão é uma condição temporária que sai em algumas horas ou alguns dias. Mas, e quando você está sobrecarregado com esta emoção por semanas, meses ou mesmo anos, definitivamente há com o que se preocupar.

Em certo sentido, a solidão é como uma dor de dente: É um sinal de alerta de que algo está errado. E, como uma dor de dente, se deixada sozinha, ela geralmente fica pior. Sua primeira resposta a solidão pode ser a automedicar – tentar remédios caseiros para torná-lo ir embora.

Você pode pensar que, se você preencher sua vida com tantas atividades que você não tem tempo para pensar sobre a sua solidão, você vai ser curado.

As ocupações fazem você perder a mensagem e atrai inúmeros conflitos mentais, é como se sua mente fosse um campo de batalha. É como tentar curar uma dor de dente, tendo a sua mente fora dela, é apenas uma distração, não uma cura.

A compra é uma terapia favorita

Talvez se você comprar algo novo, você “recompensa” a si mesmo, você vai se sentir melhor. E, surpreendentemente, você se sente melhor – mas apenas por um curto tempo. Comprar coisas para corrigir a sua solidão é como um anestésico. 

Mais cedo ou mais tarde o efeito entorpecente desaparece. Em seguida, a dor volta mais forte que nunca. Comprar também pode agravar os seus problemas com uma montanha de dívida de cartão de crédito.

Sexo é uma segunda resposta à solidão. Você pode acreditar que a intimidade é o que você precisa, então você faz uma escolha imprudente com o sexo. 

Como o filho pródigo, depois de chegar a seus sentidos, você está horrorizada ao descobrir que essa tentativa de cura, não só torna a solidão pior, ela também faz você se sentir desesperada e nula.

Esta é a falsa cura de nossa cultura moderna, que promove o sexo como um jogo, como recreação. Esta resposta à solidão sempre termina em sentimentos de alienação e arrependimento.

Se todas essas abordagens não funcionam, o que fazer? Existe uma cura para a solidão, como superar a tristeza e solidão? Existe algum elixir secreto que irá corrigir esta dor de dente da alma? Precisamos começar com uma interpretação correta desse sinal de alerta.

A solidão é um problema de relacionamento

solidão

A solidão é a maneira de dizer que você tem um problema de relacionamento com Deus. Embora isso possa parecer óbvio, há mais do que apenas cercar-se com as pessoas. Fazendo isto é o mesmo que correria, mas utilizando, em vez de múltiplas atividades. A resposta de Deus para a solidão não é a quantidade de seus relacionamentos, mas a qualidade.

Voltando ao Antigo Testamento, descobrimos que os primeiros quatro dos dez mandamentos são sobre o nosso relacionamento com Deus. Os últimos seis mandamentos são sobre nossos relacionamentos com outras pessoas. 

Como é o seu relacionamento com Deus? É estreito e íntimo, como a de um pessoa amorosa, mãe carinhosa e seu filho? Ou é a sua relação com Deus frio e distante, apenas superficial?

Quando você se reconectar com Deus, suas orações se tornam mais coloquial e menos formal, você vai realmente sentir a presença de Deus. Sua garantia não é apenas a sua imaginação.

Adoramos um Deus que vive entre o seu povo através do Espírito Santo. A solidão é o caminho de Deus, em primeiro lugar, de nós aproximarmos-nos dEle, então, forçando-nos a chegar a outras pessoas.

Para muitos de nós, melhorando nossas relações com os outros e deixá-los chegar perto de nós, é uma cura de mau gosto, é tão temido como visitar um dentista para curar a dor. Mas, relacionamentos significativos e satisfatórios levam tempo e trabalho. Temos medo de abrir. Temos medo de deixar que outra pessoa se abrir para nós.

Restabeleça relacionamentos

Amizade requer dar, mas também exige tomada, e muitos de nós prefere ser independente. No entanto, a persistência de sua solidão deve dizer-lhe que a sua teimosia passada não funcionou também. 

Se você reunir a coragem para restaurar o seu relacionamento com Deus, depois com os outros, você vai encontrar o caminho que te leva para fora da solidão. Este não é um espiritual Band-Aid, mas uma verdadeira cura que funciona.

Temas Relacionado:

Seus riscos para com os outros será recompensado. Você vai encontrar alguém que entende e cuida, e você vai encontrar outras pessoas que você entende e se preocupa também. Como uma visita ao dentista, esta cura acaba por ser não só final, mas muito menos dolorosa do que você temia.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Artigo traduzido do original em inglês Loneliness: Toothache of the Soul

Leia mais:
profeta jeremias
O ministério do profeta Jeremias

Fechar