Conhecer o livro de Gênesis é fundamental para entender com clareza os demais livros das Sagradas Escrituras. Gênesis é o primeiro livro da Bíblia.
Ele abrange uma ampla gama de histórias bem conhecidas do Antigo Testamento e nos dá um grande entendimento do nosso Criador e sua criação.
O primeiro versículo de Gênesis é tido como o mais importante, visto que é nele que está a autoridade e fundamento de tudo o mais que pode ser lido no restante da Bíblia.
O livro do Gênesis começa com a criação do mundo e as primeiras pessoas, Adão e Eva. Há o registro do nascimento do pecado original quando ambos comem da árvore do conhecimento.
O pecado é sempre um resultado de uma decisão consumada.
O Pecado Original, que fluiu a partir da trágica decisão de Adão e Eva, nos levou a herdar uma humanidade debilitada que, a partir do momento da concepção, é distanciada de Deus.
A vida no Éden
Nós seguimos o seu exílio do Éden e as suas vidas, como eles têm filhos e as dificuldades da primeira família.
Claro, Gênesis também mostra o primeiro assassinato cometido por Caim contra o seu irmão Abel.
Os registros continuam com a linhagem de Noé e o Dilúvio. Deus ficou tão repugnado com o comportamento dos seres humanos e seu desprezo para com a sua santidade, que Ele escolheu o único homem justo sobre a terra.
Noé foi tido como justo diante de Deus, ele e sua família para eleitos sobreviver junto com dois espécimes de cada criatura.
Deus enviou o dilúvio e eliminou todos os seres vivos na terra ou no céu. O recomeço de um “novo mundo” afligiu tanto Deus que Ele prometeu nunca mais inundar a terra novamente.
O Arco-íris foi estabelecido como base desta promessa. A linhagem da Bíblia continua de Noé e sua família neste momento.
A revelação de Deus no livro de Gênesis
O próximo grande nome no livro de Gênesis é Abraão, que é uma pessoa-chave no livro. Através de Abraão a salvação de Jesus Cristo começou a germinar.
Ele é o ancestral direto de Jesus e Deus o escolheu especificamente para esta finalidade. Depois de dar a Abraão e sua esposa Sara um filho, Isaque, foi à floração real do plano de Deus.
Esta história em particular é um excelente exemplo de plano perfeito cumprido no devido tempo de Deus.
Sara tentou contornar o plano de Deus para dar-lhe um filho o qual não era oriundo da promessa.
No entanto, quando Deus faz uma promessa ela se cumpre completamente e o Altíssimo deu a Isaque como sua própria linha do tempo.
Jacó filho de Isaque também é escolhido por Deus para um propósito específico e Jacó não decepcionou, sempre teve fé em Deus e no seu plano, embora de forma meio capenga.
Jacó enfrentou a Deus e seu nome foi mudado para Israel. O nome é a gênese dos filhos de Israel, o povo escolhido de Deus no Antigo Testamento.
Jacó e seu filho José, e o simbolismo de seu casaco de muitas cores. José traz para os israelitas no Egito depois de ter sido vendido como escravo no Egito por seus irmãos.
José também tem a capacidade divina de interpretar sonhos, é a primeira vez que este dom é visto na Bíblia.
Através da utilização deste talento dado por Deus José é capaz de se tornar uma pessoa poderosa na corte egípcia e um conselheiro de confiança para o Faraó.
O livro de Gênesis termina com o povo israelita totalmente transferido para o Egito. O que começa mal, também termina mal.
No livro de Gênesis o pecado insultou a Deus, a morte foi estabelecida.
As quatro estações
As Quatro Estações é um agrupamento de quatro pinturas a óleo sobre tela do pintor francês Nicolas Poussin executadas entre 1660 e 1664 expostas no Museu do Louvre em Paris.
Cada uma das quatro intervenções artísticas é uma representação com figuras do Antigo Testamento encenando as várias estações do ano e as etapas do dia.
As Quatro Estações (Poussin) Para a Primavera escolheu Adão e Eva no Jardim do Éden do Livro de Genesis. Para o Verão, Boaz que encontra Rute a respigar nos seus campos.
Mais no livro de Gênesis:
- Como a promessa feita a Abraão afeta a sua vida
- Sete lições da vida de Abraão
- A vida de Abraão, conheça as sete fases do seu chamado
- Com uma letra Deus transformou a vida de Sara
- As dificuldades da primeira família
O último ato registrado em Gênesis é a morte de José no Egito, embalsamado num caixão. Isto é, sem ação alguma.
Agora o povo israelita estava por sua conta. Tempos sombrios estavam por vir.
Curso Avançado do Livro de Gênesis
Você quer descobrir os segredos contidos no Livro de Gênesis? Para isso você precisa também conhecer as escrituras na ótica do judaísmo.
Você estará mergulhando mais a fundo na cultura bíblica e na cultura judaica, reafirmando que todas as informações devem apontar para aquele que é Eterno e não muda, Jesus Cristo.
O Curso Avançado no livro de Gênesis foi projetado para todos os cristãos de língua portuguesa, que querem se aprofundar no conhecimento da Palavra.
Você precisa fazer login para comentar.