Reflexoes Cristas

Qual é a diferença entre a misericórdia e a graça?

misericórdia
Repouse sobe mim a tua Misericórdia, oh, Senhor!

Apesar de misericórdia e graça ser termos frequentemente usados entre os cristãos, eu tenho certeza que para muitos não estão claros o que as duas palavras realmente significam. Para ajudá-lo a entender a diferença entre os dois, primeiro vamos começar com misericórdia. O que é a misericórdia? De acordo com dictionary.com o termo “misericórdia” pode ser definido como tendo uma disposição de compaixão ou tolerância (a abster-se de alguma coisa).

Paulo disse: “Agradeço a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me deu força, que me considerou fiel, designando-me para o seu serviço mesmo que eu era uma vez um blasfemo, perseguidor, e um homem violento, me foi concedida misericórdia, porque eu atuei na ignorância e incredulidade.” (1 Tm 1.12-13

A partir desta escritura (incluindo muitas outras), podemos concluir que a misericórdia é não conseguir o que não merece. É um ato de ser poupado de julgamento. Quando ouvimos, obrigado Senhor pela misericórdia” este é o mesmo que dizer: “obrigado Senhor por não me dar o que eu mereço, por reter o julgamento e a punição de mim.”

Exemplo da misericórdia de Deus

Um exemplo da misericórdia de Deus seria um adolescente de 19 anos de idade que ficou aquém da glória de Deus. Ele cedeu à pressão dos amigos e decidiu ir para um clube na sexta-feira à noite, onde as drogas e o sexo foi altamente promovido. 

No dia seguinte, o adolescente é condenado pelo Espírito Santo e se arrepende. Por causa da misericórdia de Deus, Ele perdoa e poupa-o de castigo e julgamento.

Com qualquer pecado ou ato ilegal cometido, a punição sempre segue. No entanto, através de Cristo Jesus, nos é dada uma segunda chance. Nós recebemos; assim, a retenção de punição e julgamento sobre nós. É este o convite para fazer o que quisermos? Claro que não.

No entanto, quando erramos e caímos, Deus nos dá misericórdia. Não porque merecemos, mas por causa de sua compaixão para com nós. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim. Renovam-se cada manhã.” Lm 3. 22-23

Definição do termo graça

misericordia

De acordo com dictionary.com “graça” é definida como a manifestação de favor por um superior. Também pode ser definido como o dado de graça, favor imerecido e amor de Deus. Em poucas palavras, a graça é conseguir o que você não merece.

A graça de Deus é imerecida; é dada gratuitamente por Deus, embora você não mereça. Um exemplo da graça de Deus é o dom da vida eterna. “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não de obras, para que ninguém se glorie.” Ef 2. 8-9

O dom da vida eterna é algo que você não merece, no entanto, é dado gratuitamente por Deus. A escritura diz que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu na cruz por você e eu (Rm 5. 8). Isto era algo que merecíamos? Não; mas a graça de Deus viu passado nossos pecados e maus caminhos.

Quando você ouvir uma pessoa dizer: “Obrigado Senhor pela graça” elas estão, em essência, dizendo: “obrigado Senhor por me dar o que eu não mereço.” Novamente, isto não é um convite ao pecado e fazer o que quiser. Deus conhece o seu coração, para ter concedido a graça a você.

Palavras finais acerca da misericórdia e graça

Encorajo-vos a pensar em todas as coisas que você não merece, mas recebeu (graça) e todas as punições que você fez merecidas, mas não recebeu (misericórdia).

Quando você pensa sobre essas coisas, começa a agradecer a Deus por dar-lhe nova marca de misericórdia e graça. Sem ela, você e eu poderíamos ser consumidos por nossos maus caminhos, e estar a passos largos caminhando para o inferno.

Temas Relacionado:

Artigo traduzido do original em inglês What is the difference between mercy and grace?

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Leia mais:
tristeza
3 conselhos práticos para vencer a tristeza e solidão

Fechar