Demônios são espíritos malignos que seguem a vontade de seu príncipe, Satanás (Mt 12. 24, Ef 2. 2).
A Bíblia não explica a sua existência, exceto para dizer que Deus é o criador de todas as coisas originalmente, tanto espiritual como físico, e que ele criou tudo bom no início. Cl 1. 16, Gn 1. 31
De acordo com o Antigo Testamento, a idolatria, que foi tão veementemente condenada por Deus, envolvia a adoração de demônios (Dt 32. 17, Salmo 106. 37, 1 Co 10. 20-22).
Os demônios são seres espirituais do mal com uma influência sobre muitas pessoas.
Ideia de possessão demoníaca
No ministério de Jesus, encontramos a ideia de possessão demoníaca. A história mais aprofundada de possessão demoníaca e exorcismo é a história do endemoniado Gadareno (Mt 8. 28-34, Mc 5. 1-20).
Neste caso, um homem que era super forte e super violento e muito autodestrutivo em seu comportamento veio a Jesus e caiu na frente dele. Ele gritou: “O que você quer comigo Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Jura que você não vai me torturar!
Jesus respondeu:’ Sai deste homem que você possui espírito maligno! Então Jesus perguntou ao demônio: Qual é seu nome? Meu nome é Legião, porque somos muitos”, ele respondeu.
Como a história se passa, Jesus dirige os demônios para fora do homem depois que entram em uma manada de porcos, em seguida, correm ao longo de um penhasco e se afogam no mar.
Neste relato, os demônios causaram auto comportamento destrutivo, que também ameaça a integridade física de terceiros.
Os demônios falaram usando o corpo e a voz do homem. No entanto, o fato de que o homem veio a Jesus e prostrou-se diante dele, sugere que ele, vítima possuída por demônios ainda tinha um pouco de sua própria vontade.
Ele queria se livrar dos demônios. Jesus o libertou dos demônios.
Então, quando o homem estava vestido e em perfeito juízo, Jesus lhe disse: “Vá para casa ao encontro da sua família a diga o quanto o Senhor fez por você e como teve misericórdia de você!” (Mc 5. 19).
Os demônios tinham grande poder sobre esse homem, mas não conseguiu impedi-lo de chegar a Jesus.
O relato de Mateus
Em Mateus 12. 22 Jesus expulsa um demônio de um homem que era cego e mudo. Quando o demônio foi expulso, o homem pode ver e falar.
A presença do demônio, então, parece ter sido relacionado com as enfermidades físicas do homem. Em outra ocasião, um demônio causou um homem a convulsionar violentamente. Mc 1. 25
Outro homem, cujo filho estava possuído por um demônio, espumava pela boca e rangia os dentes. O demônio, muitas vezes jogava a criança no fogo ou na água para tentar matá-la.
Os discípulos não puderam expulsar esse demônio. Jesus disse ao pai que tudo é possível para aquele que crê.
A resposta do homem é clássica: “Eu creio! Ajuda a minha incredulidade!”
Jesus, é claro, expulsou o demônio, mas os discípulos queriam saber por que eles não foram capazes de expulsá-lo? Jesus respondeu: “Esta casta não pode sair apenas pela oração” (Mc 9. 29).
Alguns manuscritos registram “Esta casta não pode sair apenas pela oração e pelo jejum.” Isso parece implicar que alguns demônios são mais fortes e resistentes do que outros.
Jesus relacionou a expulsão de demônios com o domínio do homem forte que protege sua casa, impedindo-a de ser roubada (Mt 12. 29).
Ele foi conquistando território de Satanás durante o seu ministério e a batalha decisiva contra Satanás foi vencida na cruz.
Mas de alguma forma, depois da cruz, ainda havia a possessão demoníaca.
Relatos sobre os demônios no livro de Atos
Filipe, o evangelista expulsou os maus espíritos para fora dos samaritanos (Atos 8. 6-8). Paulo e Silas expulsou o espírito maligno da escrava em Filipos (Atos 16. 16-19).
Há a estranha história do homem possuído pelo demônio que atacou e venceu os sete filhos do sumo sacerdote judeu Ceva, de modo que eles correram da casa nus e sangrando.
Estes homens judeus tinham tentado exorcizar os demônios e os demônios havia dito: “Jesus eu sei, e sei quem é Paulo, mas quem é você?” (Atos 19. 15).
Jesus disse a seus discípulos: “Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem. . . Em meu nome expulsarão demônios. . .”Mc 16. 17
Temas Relacionado:
- Diferenças entre possessão e opressão demoníaca
- O que a Bíblia diz sobre a possessão demoníaca?
- O que é opressão demoníaca (conceito e significado)
Para o cristão que tem sido liberto do poder das trevas e transportado para o reino do seu Filho amado, a armadura de Deus é a resposta para a batalha diária com os poderes demoníacos (Cl 1. 13, Ef 6. 10-18).
Artigo traduzido do original em inglês What does the Bible say about demons?
Você precisa fazer login para comentar.