Reflexoes Cristas

Qual a diferença entre religião e espiritualidade?

Religião e espiritualidade são dois termos relacionados ainda distintos e associados com fé. Religião denota “um conjunto de crenças sobre a causa, natureza e propósito do universo, geralmente envolvendo observâncias devocionais e rituais e um código moral.” Em contraste, a espiritualidade pode ser definida como “a qualidade de ser espiritual”

Baseada nessas definições, a grande diferença entre religião e espiritualidade é uma delas acreditando ser contra. O foco da religião é o conteúdo de sua crença e o cumprimento dessa crença.

O foco da espiritualidade é o processo de tornar-se mais sintonizado com os assuntos extraterrestres. É possível ser religioso sem ser espiritual e espiritual sem ser religioso.

Uma pessoa religiosa aceita um determinado conjunto de crenças como verdadeiras e observa um determinado conjunto de rituais. Uma pessoa da religião cristã acredita que Jesus é o filho de Deus e observa o batismo e comunhão. Uma pessoa da religião muçulmana acredita que Deus é Deus e observa o Ramadã.

Em contraste, a espiritualidade é o fato de ser espiritual e geralmente é evidenciada pelo ato de fazer as coisas espirituais. Orando, meditando, lendo as escrituras e contribuindo com uma instituição de caridade; são coisas que uma pessoa espiritual pode fazer.

A espiritualidade é mais abstrata do que religião. Religião, geralmente, promove um credo e tem um código definido de ética; é tangível. Espiritualidade existe no reino nebuloso do indefinível. Por causa disto, um número crescente de pessoas na cultura ocidental pós-moderna vêem espiritualidade como boa e religião como ruim. Ambiguidade é “in” hoje; dogmatismo é “fora”

No entanto, nem a espiritualidade, nem a religião é intrinsecamente boa ou mau. A prática da religião pode levar a coisas boas (da Fundação de hospitais cristãos) ou para o mal (o suicídio coletivo em Jonestown). Da mesma forma, uma pessoa pode reivindicar que alimentar os pobres é um ato espiritual, enquanto outra pessoa afirma que o assassinato é um ato espiritual.

Religião e espiritualidade devem estar unidas

religião e espiritualidade
Religião e espiritualidade são dois termos relacionados ainda distintos e associados com fé

Biblicamente falando, religião e espiritualidade devem estar Unidos, e o resultado final deve ser boas obras para a glória de Deus (Mt 05. 16). Tiago ensina que, “a religião pura e sem mácula diante de Deus, o pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e para manter-se inocente do mundo.”

Aqui a religião está associada com a aplicação de uma crença de maneiras que ajudem os necessitados e leve a um estilo de vida mais espiritual. O versículo também carrega um aviso implícito contra a religião falsa ou vazio.

Desde que Tiago especifica “puro” e “Imaculada” religião, deve também existir religião “impura” e “sujos”. A verdadeira religião é temente a Deus; religião vazia só tem “a aparência de piedade.” 2 Tm 3. 5

Espiritualidade é também definida mais claramente nas Escrituras. Não há nada vago sobre Romanos 12. 1-2: “eu apelo para você, portanto, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis os vossos corpos como sacrifício vivo, Santo e agradável a Deus, que é o vosso culto espiritual. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente”

Temas Relacionado:

A verdadeira espiritualidade cristã é dedicar-se à adoração e serviço de Deus e ser transformado sobrenaturalmente.

Artigo traduzido do original em inglês Is there a difference between religion and spirituality?

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Comentário

Clique aqui para deixar um comentario

Compartilhar17
Twittar
+1
17 Compart.