Vida Crista

Quatro resultados da misericórdia de Deus

resultados da misericórdia de Deus
A mulher veio, adorou-o de joelhos e disse: “Senhor, ajuda-me!” Mt 15. 25

Como podemos dimensionar a misericórdia de Deus? Como vamos qualificá-la? Estas duas questões permitem fazer longos estudos para que tenhamos respostas precisas, mas creio que por mais que tentemos, não conseguiremos, uma vez que a misericórdia de Deus é infinita e se renovam a cada manhã. Lm 3. 22,23. Neste conciso artigo vamos ler o Salmos 67 e descobrir nele quatro resultados da misericórdia de Deus. Antes vamos definir o termo “misericórdia”.

Definindo o termo Misericórdia:Punição incontida, efeito suspensivo da pena mediante perdão. Já o termo “Graça” significa: Receber aquilo que você não merece. Ambos os conceitos se ajustam e cabem em um só julgamento ou separados.

No julgamento do Calvário, Cristo recebeu em si nossos pecados, demonstrou por sua atitude sua misericórdia e nos tornou filhos de Deus por sua graça. Cl 2. 13

Em Cristo nos tornamos um novo homem. Quando mortos em nossas ofensas e pecados, Deus, riquíssimo em misericórdia e com muito amor nos vivificou pela graça. Somos salvos. Ef 2. 3-5

Os quatro resultados da misericórdia de Deus

“Que Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe, e faça resplandecer o seu rosto sobre nós, para que sejam conhecidos na terra os teus caminhos, a tua salvação entre todas as nações. Louvem-te os povos, ó Deus; louvem-te todos os povos. Exultem e cantem de alegria as nações, pois governas os povos com justiça e guias as nações na terra.

Louvem-te os povos, ó Deus; louvem-te todos os povos. Que a terra dê a sua colheita, e Deus, o nosso Deus, nos abençoe! Que Deus nos abençoe, e o temam todos os confins da terra”.

1- Nós somos transformados

vv. 1,2 – O primeiro resultado da misericórdia de Deus sobre nós, é que Deus faz resplandecer o seu rosto sobre nós, ora Deus é longânimo, compassivo, tolerante, nele não há sombras de variação (Tg 1. 17), e quando estamos debaixo da misericórdia de Deus, nossa índole se torna pacifica, passamos a viver cheios de brandura e serenidade.  Pv 15. 1

O resultado imediato disto é que as pessoas passam a ver Deus em nossa vida, fazendo conhecidos através de nós os teus feitos.

2- Os povos reconhecem nossa transformação

vv. 3,4 – O segundo resultado é que os povos louvarão ao Senhor, as nações se aproximarão de Deus, se sujeitando com alegria ao governo do Altíssimo. Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor, e nós podemos colaborar com isto clamando pela misericórdia do Senhor. Sl 51

O Salmo de n° 136 mostra a misericórdia de Deus de forma retumbante, recomendando a ação de graças ao Senhor, visto ser Ele o criador de todas as coisas (1-9) a partir dos versículos 10 até aos 24, o salmista testemunha que Deus é quem nos livra dos nossos adversários, o verso 26 finaliza: “Oh! Tributai louvores ao Deus dos céus, porque a sua misericórdia dura para sempre”

Creio que o maior exemplo de misericórdia de Deus manifestado a alguém foi o caso de Manasses, rei de Judá. Manasses era filho de Ezequias de quem a Bíblia dá testemunho de que andou nos caminhos de Davi, restabelecendo o culto a Deus e sendo fiel.

Manasses, não sei se devido a pouca idade (12 anos), quando assumiu o trono fez o mal diante do Senhor, tanto fez que Deus o castigou severamente, mas quando Manasses se humilhou e buscou o Senhor, Deus o perdoou e manifestou a sua misericórdia na vida dele.

3- As nações reconhecem o senhorio de Cristo

vv. 5,6 – O terceiro resultado da misericórdia do Altíssimo tem a sua expressão máxima nas nações quando estas louvam os feitos do Senhor, como resultado as portas dos céus são abertas e é enviada a chuva temporã e serôdia. Jl 2. 23.

4- A justiça e o temor de Deus alcança toda a terra

vs 7 – O quarto resultado da manifestação da misericórdia do Senhor é o temor de Deus a todas as extremidades da terra. Os povos se tornarão mais sábios, visto que o temor de Deus é o principio de sabedoria.

Temas Relacionado:

Lembrando que, recebemos as bênçãos de Deus muito mais do que pensamos ou merecemos, em todo caso, estamos no lucro. Esta é a posição de quem está firme na Rocha. Salmo 46

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

tempo
Salmos 91, um manual para compreender o tempo de Deus

Fechar